terça-feira, 22 de setembro de 2015

Viva Maria lembra a luta de Gonzaguinha contra a ditadura

Se estivesse vivo Gonzaguinha completaria 70 anos
O Viva Maria desta terça-feira, 22, é pura poesia. A jornalista Mara Régia presta homenagem ao menino que em 22 de setembro de 1945 chegou ao mundo num voo rasante da Asa Branca, Gonzaguinha.

“É a certeza da eterna presença da vida que foi, da vida que vai. É a saudade da boa”, cantava Gonzaguinha na faixa Feliz, trilha sonora de telenovelas e de histórias de amor. Os versos regem o dia 22 de setembro na vida dos fãs de Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, que, se vivo, completaria hoje 70 anos. O marco, celebrado há meses em musicais, espetáculos e shows comemorativos, ganha força, agora, em três novos discos - um deles, recém-lançado no mercado. Deve render, ainda, dois documentários e mais uma montagem no teatro, até o próximo ano - tudo sob avaliação de Daniel Gonzaga, filho do artista e sócio-gerente da Moleque Editora, que administra os direitos autorais do músico.
Pelos “caminhos do coração” Gonzaguinha, soube, como poucos, emprestar sua música à luta contra a ditadura. Pagou caro por sua postura crítica ao regime. Teve 72 de suas composições submetidas ao Departamento de Ordem Política e Social (Dops). Deste total, 54 foram censuradas, entre elas um de seus maiores sucessos, "Comportamento Geral".

A apresentação agressiva e pouco agradável aos olhos da mídia da época valeram a Gonzaguinha o apelido de "cantor rancor". Mas suas músicas aí estão para provar que a “Pessoa” é a coisa mais maior de grande, aliás é dele também uma outra frase que guarda em si o mesmo sentido: “ Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas”.

E quando a gente pisa firme nas linhas que estão na palma de nossas mãos a gente consegue ter força pra começar tudo outra vez ...Se preciso for se recriar como “Mulher , e daí?” Espere por mim, morena”! Santa maravilha ! O importante é soltar a voz, “Sangrando” para se entregar num “Grito de alerta” e quando não der mais pra segurar ….. “Explode coração!” 

Gonzaguinha na voz da cantora brasiliense Natália Lima, que nasceu no mesmo dia do nosso programa, 14 de setembro. Natália é a prova de que Gonzaguinha vive e viverá para sempre na eternidade das canções! Natália, 27 anos, há seis, frequenta os palcos da capital com o show Gonzaguinha vida! Viva você, Natália!
 
Novas gerações celebram a vida de Gonzaguinha no Viva Maria (22.09.2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário